Saúde
Esse sintoma está presente em mais de 75% dos casos de câncer de pâncreas; atenção
Esse sintoma de câncer de pâncreas está presente em mais de 75% dos casos. Fique atento.
O câncer de pâncreas é considerado um dos mais fatais, devido à dificuldade em se ter um diagnóstico precoce. Os sintomas inicias costumam ser inespecíficos e podem ser confudidos com diversas outras doenças.
Na fase inicial, é relatado que o paciente sente desconforto no abdômen ou cansaço, o que é facilmente confundido com outras condições, como anemia.
E se o câncer é diagnosticado em um estado avançado, a taxa de sobrevivência em cinco anos é de apenas 5%. Contudo, se detectado precocemente, a taxa sobe para 43,9%.
De acordo com o médico Daniel Girardi, os sintomas iniciais podem ser frequentemente subestimados. Uma pesquisa revelou que 75% dos pacientes apresentaram icterícia. Isso ocasiona em pele, mucosas e olhos amarelados, além de causar urina escura.
Outros sintomas que podem ser relatados: desconforto abdominal, cansaço excessivo, emagrecimento, náuseas e dores nas costas. Ainda não se sabe quais são as causas da doença, mas a predisposição genética costuma ser observada em muitos pacientes.
Outros fatores de risco que podem ser observados são tabagismo, obesidade, diabetes e pacreatite crônica. Além disso, a doença costuma ser mais comum em pacientes com mais de 40 anos de idade.
Para se prevenir da doença, é essencial estar sempre realizando exames preventivos e também estar atento aos sinais que o seu corpo emite quando algo não está bem. Por este motivo, fique atento e jamais deixe de consultar o médico e siga suas instruções atentamente.