O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua família estão enfrentando um momento difícil devido a perda de um ente querido. Léon Lima de Moraes, pai do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, faleceu nesta terça-feira (28/5).
A causa do óbito não foi informada. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, o velório ocorrerá em São Paulo nesta terça-feira, em uma cerimônia reservada apenas para os familiares.
Barroso prestou solidariedade a Moraes. “Em nome do Supremo, do CNJ e do Poder Judiciário brasileiro, eu mando um abraço carinhoso ao ministro Alexandre de Moraes e a toda sua família, desejando conforto após o momento de luto e tristeza pela partida”, afirmou o ministro. Outras autoridades presentes no local também manifestaram seu pesar pela morte do pai do ministro Alexandre de Moraes.
Ministros do STF são gratos a Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes nunca foi unanimidade no Supremo Tribunal Federal (STF). Embora nenhum ministro tenha expressado publicamente ressalvas sobre o seu método de conduzir inquéritos relacionados a supostos crimes envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores alguns colegas de toga já manifestaram desconforto com as decisões mais rigorosas tomadas por Moraes em investigações relacionadas aos eventos golpistas de 8 de janeiro de 2023, bem como com a maneira como o magistrado supervisionava julgamentos delicados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confidencialmente, membros da Suprema Corte atribuem o fim dos ataques não à melhora da imagem do tribunal, ao trabalho de Alexandre de Moraes. “Acima de tudo, há um sentimento de gratidão por podermos voltar a andar na rua”, resumiu um dos ministros do STF.