Connect with us

Saúde

O que acontece com a saúde ao comer alimento ‘um pouco’ vencido

O que acontece com a saude ao comer alimento um












Continua depois da publicidade

Uma questão de saúde que muitas pessoas ignoram.



A ida ao mercado é natural aquele tempo que se leva para escolher o produto desejado. Isso porque muitas pessoas escolhem primeiro por sua aparência, odor e também o prazo de validade.

Continua depois da publicidade

Você tem costume de ver o prazo de validade dos produtos? Alguns alimentos possuem data de validade mais longa que outros. As frutas e verduras, por exemplo, não precisam nem ver.

E os alimentos recém passados da validade, pode ou não comer? É comum optar por usar o alimento que pousou “um pouquinho” do prazo de validade. Isso porque ele não apresentou nenhuma modificação em sua aparência.

Acontece que mesmo de mantendo aparentemente próprio para uso, respeitar a data de validade é muito importante. Os conservantes que escondem esse primeiro indício de mau uso. Mas não protegem contra microorganismos.

O alimento vencido pode estar com parasitas de doenças infecciosas e causar intoxicação alimentar. Levando aos sintomas de diarréia, dores abdominais e vômitos.

A data de validade é estipulada com base de manter o alimento sem prejuízo nutricional. O prazo é desde o momento que abre a embalagem. Depois disso, o alimento passa a ter outra data, como por exemplo o leite, que na prateleira dura 4 meses sem refrigeração e após aberto, deve ser consumido em três dias.

Alimentos como carnes vermelhas, peixe, maionese e molho de tomate são parte dos que não deve ser consumidos de maneira alguma fora da data de validade, justamente pelos riscos envolvidos.

A condição de armazenamento é determinante para a saúde do produto. Um exemplo é a temperatura, em que alguns alimentos necessitam de meses em congelamento para evitar contaminação.








Continua depois da publicidade

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com