Entretenimento
Ratinho fez algo contra Erika Hilton, a Justiça bate o martelo e ele teve que dar a cara a tapa no SBT
Comentários feitos por Ratinho sobre a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) levaram a uma decisão judicial que já foi cumprida. Na última sexta-feira (25), o SBT exibiu o direito de resposta da parlamentar durante o Programa do Ratinho, no mesmo horário em que as declarações originais foram feitas. Tudo começou em março de 2026, quando o apresentador fez afirmações consideradas ofensivas sobre a identidade de gênero de Erika Hilton. Ela recorreu à Justiça e a decisão saiu.
A informação é do portal Notícias da TV, publicada em 26 de setembro de 2026. A Justiça de São Paulo determinou que a resposta fosse exibida com destaque equivalente. O SBT tentou reverter a decisão, mas perdeu em todas as instâncias e cumpriu a ordem.
O que aconteceu em março
Erika Hilton havia sido eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Ratinho questionou a escolha e disse que ela não era mulher, associando o gênero a características biológicas. A Justiça entendeu que críticas políticas são aceitáveis, mas negar a identidade de alguém é desqualificação pessoal. O tribunal também esclareceu que a Lei do Direito de Resposta vale para programas de entretenimento.
A resposta de Erika Hilton que foi ao ar
Erika Hilton falou sobre sua relação com a televisão e com o SBT desde a infância. Rebateu as afirmações feitas sobre ela e disse que negar a identidade de alguém não é opinião, é discriminação. Concluiu dizendo que todos merecem respeito e que nenhuma pessoa deve ser diminuída por existir. A exibição aconteceu antes do primeiro turno das eleições, conforme determinado.