Entretenimento
SBT informou o falecimento do Papa Francisco, antes da Globo dar a triste notícia

A madrugada desta segunda-feira (21) entrou para a história do jornalismo brasileiro com a cobertura do falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O primeiro anúncio da morte do pontífice na TV aberta foi feito por Darlisson Dutra, apresentador do SBT News Manhã, que levou ao público a informação em primeira mão, às 5h12.
A notícia mobilizou as redações das principais emissoras do país logo nas primeiras horas do dia. “São 5h12, nós temos uma notícia urgente e impactante, confirmada agora pouco: morreu aos 88 anos o papa Francisco. O anúncio foi feito agora pouco no Vaticano. Nós estamos apurando mais informações“, explicou Dutra, lendo em seguida o comunicado oficial do Vaticano.
A precisão e a responsabilidade com que a notícia foi transmitida por Dutra chamaram a atenção dos telespectadores e jornalistas. A informação, ainda em estado inicial de apuração, trouxe consigo o peso simbólico de um acontecimento de repercussão mundial.
A Globo noticiou o falecimento um minuto depois, às 5h13, por meio do Hora Um. Sem a tradicional vinheta de plantão, considerada por muitos como um símbolo de más notícias, a emissora preferiu manter o tom mais sóbrio, já que o telejornal estava no ar. Marcelo Pereira interrompeu a previsão do tempo, conduzida por Tiago Scheuer, para compartilhar a notícia com os telespectadores.
Papa estava há mais de uma década liderando a Igreja Católica
Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, liderava a Igreja Católica há 12 anos e era amplamente reconhecido como uma figura reformadora e acessível. Com um estilo próximo do povo, ele ganhou respeito tanto dentro quanto fora da Igreja.
Francisco assumiu após a renúncia de Bento
Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, assumiu o papado após a renúncia de Bento 16, em 2013. Sua gestão ficou marcada por gestos simbólicos e políticas voltadas à inclusão e ao diálogo entre culturas, religiões e ideologias.
