Famosos
Shakira ganha vantagem em disputa de plágio contra brasileiros

Na última terça-feira (8), Shakira ganhou vantagem na Justiça brasileira no processo em que é acusada de plágio pela canção “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol.53”. A ação foi movida por quatro compositores brasileiros que alegam que a artista teria copiado elementos da música “Tu Tu Tu”, interpretada por Mariana Fagundes e Léo Santana.
De acordo com informações divulgadas pelo portal LeoDias, o Ministério Público Federal se posicionou contra a acusação, considerando que não há provas suficientes para sustentar que a obra de Shakira tenha infringido os direitos autorais da canção brasileira. Por causa disso, a denúncia pode ser anulada judicialmente, ou seja, enfraquecendo o processo movido pelos autores.



Os compositores Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune ainda tentam reverter a decisão e devem recorrer na Justiça. Os profissionais afirmam que a faixa lançada pela colombiana apresenta semelhanças significativas com sua música original, além de dizerem que o suposto plágio teve como objetivo gerar lucro à artista internacional.
Apesar da tentativa de continuar o processo, a Justiça entende, até o momento, que não há elementos suficientes para comprovar a infração. A decisão inicial, portanto, favorece Shakira, que pode continuar explorando comercialmente a faixa sem impedimentos legais por enquanto.
