Famosos
Eliana faz alerta após receber diagnóstico que resultou em cirurgia

Eliana abriu o jogo sobre um diagnóstico que alterou sua vida.
De forma recente, a famosa apresentadora Eliana Michaelichen resolveu abrir o jogo e falar abertamente sobre um diagnóstico que fez com que ela fosse parar na mesa de cirurgia.
Eliana contou detalhes do problema de saúde que enfrentou no passado: a capsulite adesiva, uma condição dolorosa e incapacitante que é mais popularmente conhecida como “ombro congelado”.
Ao falar sobre o assunto, a apresentadora contou que os seus movimentos foram severamente limitados e que precisou de uma cirurgia para seguir com sua rotina normalmente.
https://www.instagram.com/reel/DLV9bCYAGLo
A capsulite adesiva é uma condição inflamatória que afeta a cápsula articular do ombro, e esse tecido, que envolve a articulação, torna-se espesso e rígido, causando uma dor intensa e uma perda progressiva da amplitude do movimento.
Por este motivo, o nome popular da doença é ‘ombro congelado’. Ao esclarecer, Eliana contou, que em seu caso, o diagnóstico pode estar ligado à menopausa.
“Recentemente começaram a associar a menopausa, por conta do estrogênio […] A sua queda também afeta músculos, tendões, articulações… Por isso eu tive capsulite adesiva”, esclareceu a apresentadora, fazendo um alerta.
A fala dada por Eliana tem base científica, pois é apontado que uma queda hormonal pode aumentar a propensão a processo inflamatórios e à rigidez em mulheres.
Normalmente, o tratamento para o ‘ombro congelado’ costuma seguir a abordagem que Eliana descreveu, iniciando-se com métodos mais conversadores, como fisioterapia e medicamentos para dor.
Contudo, em casos mais graves que não respondem a essas terapias, uma intervenção cirúrgica se faz necessária para liberar a cápsula articular e devolver a mobilidade. Eliana foi um destes casos e agradeceu por sua cirurgia ter dado certo.
Eliana aproveitou sua experiência para fazer um alerta. Ela acredita que, se tivesse procurado um médico nos primeiros sinais de dor, talvez não precisasse da cirurgia. A apresentadora pediu para as pessoas não ignorarem os alertas.
