Nesta quinta é o Dia Mundial do Diabetes. A data é um marco para falar sobre a importância dos os cuidados com a saúde para não adquirir a doença, também para aqueles que já receberam o diagnóstico e quais os seus tipos.
A doença crônica existe em três tipos: 1: onde o sistema imunológico destrói as células produtoras de insulina. Tipo 2: é uma deficiência parcial e uma resistência das células pancreáticas de secretarem a insulina, sendo este o tipo mais comum.
A diabetes é uma doença que se caracteriza pelo alto nível de glicose (açúcar) no sangue causada por uma síndrome metabólica que decorre da falta ou incapacidade de insulina no corpo, que é produzida pelo pâncreas e levada pela corrente sanguínea para o corpo.
A conscientização da doença envolve os cuidados com a alimentação, pois o portador de um dos tipos da doença convive com uma deficiência no processo metabólico dos carboidratos, que é um componente muito presente nos alimentos.
Além da alimentação, a diabetes também pode ter relação com a saúde mental. A especialista explica como é possível que o estresse seja um forte aliado para elevar o número de paciente portadores com a doença.
“O estresse, muitas vezes, leva a escolhas menos saudáveis, como o consumo excessivo de alimentos processados e açucarados, sedentarismo e até o consumo de bebidas alcoólicas, fatores diretamente relacionados ao aumento de peso, gordura abdominal”, diz Rafaella Reggiani.