Famosos
Fernanda Machado anuncia que sofre com grave transtorno; atriz foi diagnosticada há mais de 1 ano

Nesta sexta-feira, 04 de abril, a atriz Fernanda Machado usou suas redes sociais para revelar o diagnóstico de um transtorno que afeta milhões de mulheres, o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Em um vídeo sincero, a atriz compartilhou detalhes sobre sua experiência com a condição e como ela afetou sua vida.
O TDPM é uma versão mais grave da Tensão Pré-Menstrual (TPM), caracterizado por sintomas emocionais intensos, como irritabilidade, alterações de humor, sentimentos depressivos e, em casos mais graves, ideação suicida. Fernanda contou que, embora tenha sido diagnosticada com o transtorno há um ano e meio, somente agora se sentiu pronta para falar sobre o assunto.
Lançamento de livro
A atriz explicou que passou esse tempo estudando a condição e se preparando para abordar o tema em seu livro, que será lançado em maio de 2025. Ela comentou sobre a relação entre hormônios e a maternidade, enfatizando como esses fatores estão interligados.
A atriz também expressou seu alívio ao finalmente obter um diagnóstico. Em seu relato, Fernanda mencionou que o TDPM, apesar de ser frequentemente confundido com condições como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar, é muito mais grave e debilitante do que a conhecida TPM.
Conscientização de outras mulheres
Além disso, Fernanda destacou que, até o reconhecimento oficial do transtorno, muitas mulheres que sofriam de TDPM eram frequentemente rotuladas de histéricas e, em alguns casos, até internadas em instituições mentais. Com seu depoimento, a atriz espera contribuir para que mais mulheres entendam a seriedade da condição e busquem ajuda.
