Notícias
mais de 340 municípios já foram afetados e aumenta número de mortos

Balanço do último domingo é perturbador.
A tragédia climática que atinge o sul do país segue gerando uma das maiores catástrofes já registradas em território brasileiro. Os números estão sendo atualizados todos os dias e espantam.
De acordo com os números do último domingo (05/05), o total do número de mortos só no Rio Grande do Sul já chegou a 78 vítimas. O número de desaparecidos no estado é de 105 pessoas.
Esses números, no entanto, podem ser muito maiores. A cada dia que passa, as autoridades acessam novas informações sobre possíveis desaparecidos e todo desaparecimento neste momento é muito grave, porque pode significar que as vítimas estão mortas.
Além disso, os números também atualizam os demais efeitos catastróficos da tragédia, incluindo número de desalojados, desabrigados, afetados, feridos e demais vítimas afetadas pela tragédia.
- Municípios afetados: 341
- Pessoas em abrigos: 18.487
- Desalojados: 115.844
- Afetados: 844.673
- Feridos: 175
- Desaparecidos: 105
- Óbitos confirmados: 78
- Óbitos em investigação: 4
A região Sul do país, especialmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão recebendo atenção concentrada de todo país, com doações e mobilização do poder público, inclusive o poder federal.
São cerca de mil militares das Forças Armadas, além de bombeiros, agentes da Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras autoridades. A operação soma forças dos governos municipais, estadual e federal.
A mobilização popular também tem sido grande, com a participação de famosos e empresários, promovendo campanhas de doação para ajudar a mitigar o sofrimento daqueles afetados.
