Notícias
o que se sabe sobre a tragédia que atingiu Santa Catarina e levou banhistas e veículos
Evento ocorreu no último sábado.
O estado de Santa Catarina ficou em alerta no último final de semana após um tsumani meteorológico atingir o lugar, levando banhistas e veículos. O fenômeno, que é considerado muito raro no Brasil, ocorreu na praia do Cardoso em Laguna, que fica situada no Litoral Sul do estado.
O tsunami foi registrado no último sábado (11). Apesar de raro, esta não foi a primeira vez que o evento atingiu Santa Catarina. A Defesa Civil informou que tsunamis como este já havia ocorrido em Balneário Rincão e em Florianópolis.
A Defesa Civil explicou que o tsunimani de difícil previsão é uma combinação de vento, pressão atmosférica e ondas grandes. Tal evento foi registrado há mais de uma década na praia do Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.
Na ocasião, o tsunami de onda gigante fez com que carros e carros fossem arrastados pela água. Comerciantes locais, assim como moradores da região, tiveram várias perdas em decorrência do evento meteorológico.
Felizmente, ninguém se feriu em nenhum dos tsunamis registrados em Santa Catarina. Os eventos, contudo, geram sinal de alerta para as mudanças climáticas.
O que é um Tsunami meteorológico?
Muito raro, esse fenômeno acontece quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente acima do mar e geram uma grande onda que chega até a praia.
Esse tipo de tsunami geralmente é ligado com algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso da ocorrência em Laguna, segundo a Defesa Civil. Sendo assim, é muito difícil prever quando o evento irá acontecer.