Connect with us

Notícias

Segundo prefeito, Eldorado do Sul terá de ser totalmente evacuada; cerca de 40 mil pessoas

Segundo prefeito Eldorado do Sul tera de ser totalmente evacuada

Nesta semana, região do sul do estado do Rio Grande do Sul deve receber mais chuvas fortes.

O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas, anunciou que a cidade, fortemente afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, será totalmente evacuada. Com uma população de cerca de 40 mil habitantes, Eldorado do Sul enfrenta uma situação crítica, com grande parte do município submerso e sem eletricidade.

Freitas detalhou a situação em entrevista, enfatizando a necessidade de evacuação total, deixando apenas equipes responsáveis pelo rescaldo quando a água baixar. O vice-prefeito, Ricardo Alves, esclareceu que a evacuação é uma orientação, não uma ordem, visando prevenir pânico.

“Infelizmente teremos de fazer a evacuação total da cidade. Eldorado do Sul está tomada pela água, não tem luz e precisaremos deixar aqui somente as pessoas que ficarão responsável pelo rescaldo da enchente, claro, depois que a água baixar”, explicou ele em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

A preocupação principal é a falta de mantimentos, atendimento de saúde e segurança, já que a cidade enfrenta problemas de violência. Muitas pessoas ainda aguardam resgate em Eldorado do Sul, especialmente aquelas que estão em andares superiores de casas.

A prefeitura está conduzindo os desalojados para casas de familiares em municípios vizinhos. Algumas áreas do interior de Eldorado do Sul não foram afetadas, mas a maioria da cidade sofreu danos graves.

A cidade deve levar entre um a dois anos para se recuperar. Além dos danos causados pela enchente, houve saques em comércios e farmácias. Os desabrigados estão sendo encaminhados para abrigos em Guaíba e Porto Alegre. O retorno dos moradores será gradual, após a limpeza da cidade e o restabelecimento da energia elétrica.

Leia Mais
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com