Notícias
Cidade aprova regra que permite que pessoas ‘fedidas’ sejam expulsas das bibliotecas públicas

Decisão inusitada se revelou polêmica.
Bibliotecas são espaços públicos voltado à população, de forma geral. No entanto, quem frequenta esses espaços sabe que existem alguns “códigos” de conduta e comportamento.
Um dos principais pontos para quem vai a uma biblioteca, por exemplo, é o respeito completo ao silêncio. A biblioteca não é um lugar ideal para quem quer se reunir com os amigos e conversar, por exemplo.
No entanto, uma cidade canadense esta pronta para ir ainda mais além nesse quesito. Isso porque a gestão atual, da cidade de Montreal, determinou que pessoas “fedidas” fossem retiradas das bibliotecas.
Atualmente, Montreal tem 45 bibliotecas públicas e a nova regra vale para todas elas. A medida passa a valer a partir do ano que vem e, além de serem expulsas, as pessoas podem ser multadas.
A decisão controversa se baseia na ideia de que a “falta de higiene” de uns não pode atrapalhar os outros frequentadores, ou mesmo os funcionários do local. No entanto, muita gente interpretou a nova lei como preconceituosa.
“É uma tendência, em muitos locais públicos, portanto pagos com os nossos fundos, dizer que não é seu papel acolher pessoas sem abrigo. Isto é extremamente chocante e alarmante”. defendeu Annie Savage, que dirige uma instituição de apoio a pessoas em situação de rua.
O receio é que a nova regra sirva apenas para afastar o público “indesejado”, ao invés de tentar resolver o problema de forma mais estrutural e permanente.
