Saúde
o que é essa infecção altamente contagiosa e seus principais sintomas
O herpes labial é uma infecção provocada pelo vírus herpes simplex, resultando em bolhas ou feridas na região da boca, geralmente nos lábios.
As bolhas associadas ao herpes persistem por cerca de 10 dias e podem ocasionar sensação de formigamento, dor e/ou coceira na área afetada.
Devido à sua natureza altamente contagiosa, o herpes labial é transmitido por contato direto, como ocorre durante um beijo, ou pelo compartilhamento de objetos, como copos, talheres ou toalhas, por exemplo.
Em muitos casos, o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus do herpes, resultando na cura da infecção. Contudo, existem alguns medicamentos antivirais que podem ser aplicados localmente para acelerar o processo de recuperação.
Principais sintomas da herpes labial
- Pequena lesão nos lábios;
- Bolhas sensíveis;
- Desconforto ao movimentar a boca;
- Coceira e vermelhidão em uma pequena área do lábio.
Frequentemente, é possível identificar, até 48 horas antes do surgimento das bolhas nos lábios, a iminência de um episódio de herpes, uma vez que existem sintomas que precedem a erupção cutânea, como formigamento, coceira, vermelhidão e desconforto labial.
Quais são as possíveis causas da herpes labial?
O herpes é uma classe de vírus que, após ser adquirido, geralmente permanece no corpo por muitos anos, permanecendo em estado “adormecido” na maior parte do tempo. No entanto, há alguns fatores que podem desencadear a manifestação de sintomas do vírus, frequentemente associados ao enfraquecimento do sistema imunológico.
- Infecções leves, como gripe ou resfriado;
- Épocas de elevado nível de estresse;
- Existência de doenças do sistema imunológico, como HIV ou lúpus;
- Uso de antibióticos;
- Exposição prolongada ao sol.