Famosos
Óbito como o do filho de Tati Machado atinge milhões de crianças no mundo, diz OMS

A perda gestacional tardia, caracterizada pela morte fetal após a 20ª semana de gestação, é um evento devastador que pode ocorrer por diversas razões médicas. Recentemente, a jornalista Tati Machado enfrentou essa dolorosa experiência, trazendo à tona discussões sobre as possíveis causas e a importância do acompanhamento pré-natal adequado. Tati comunicou aos seus seguidores a perda de seu primeiro filho ao oitavo mês de gestação, nesta terça-feira (13/5).
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as causas mais comuns de perda gestacional tardia estão as infecções intrauterinas, que podem comprometer o desenvolvimento do feto. Condições como diabetes gestacional e hipertensão arterial controladas também aumentam significativamente o risco de complicações, podendo levar à morte fetal.
No caso de Tati, os médicos não apontaram ainda o motivo específico para a perda do bebê. Perdas gestacionais tardias são óbitos dos fetos depois das 28 semanas, segundo a OMS. A organização estima que cerca de 2 milhões de mortes dessa natureza ocorrem anualmente no mundo.
Perda gestacional pode ter diversas causas
Como aponta a OMS, as causas para a perda gestacional tarde são variadas. Anomalias genéticas ou congênitas no feto são outras causas relevantes. Essas alterações podem ser incompatíveis com a vida, resultando em óbito intrauterino. Doenças autoimunes maternas, como lúpus, também estão associadas a maiores riscos, pois podem afetar a saúde da placenta e do feto.
Em sua rede social, Tati contou que deu entrada na maternidade após observar ausência de movimentos de seu bebê. Ela, que estava com 33 semanas de gestação, passou pelo período de forma saudável. Infelizmente, foi constatado que não havia batimentos cardíacos o motivo exato da morte está sendo investigado.
Apresentadora anunciou gravidez durante o Mais Você
Tati Machado comunicou que estava grávida durante o programa Mais Você, da TV Globo. Era dezembro de 2024 quando ela visitou Ana Maria Braga. A amiga foi presentada com um body de bebê com as palavras “exxxquece vovó”.
Ana Maria Braga lamentou a perda de Tati Machado e mandou uma mensagem de força para a colega de profissão a quem ela tem muito carinho. A jornalista disse que a entendeu o luto de Tati e que essa é “uma perda que não se explica”.
