Connect with us

Notícias

Senado aprova projeto que propõe castração química para condenados por crimes sexuais

Senado aprova projeto que propoe castracao quimica para condenados por

Projeto prevê contrapartida aos presos.

Nesta quarta-feira (22/05), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto que prevê a castração química para condenados por crimes de natureza sexual, em casos de reincidência.

O projeto foi aprovado por 13 votos à 7 e agora deve seguir para a câmara. Caso haja recurso, o projeto deve ser reanalisado. O projeto não prevê a castração compulsória, isto é, o tratamento hormonal será voluntário.

O que diz o texto? A proposta prevê a oferta de tratamento hormonal, conhecido como castração química, para condenados reincidentes em crimes de natureza sexual. Em contrapartida, o detento poderia progredir para condicional.

O projeto aponta que medidas semelhantes foram colocadas em prática em países como Noruega, Reino Unido, Argentina e alguns estados dos Estados Unidos, com sucesso.

“O tratamento químico hormonal começará ao menos uma semana antes do início do livramento condicional e observará ao prazo indicado pela Comissão Técnica de Classificação”, diz um trecho do projeto.

O texto ainda prevê que a adesão ao tratamento não deve influenciar na redução da pena, mas pode conceder ao preso o direito de liberdade condicional. O tratamento hormonal visa reduzir a libido do paciente e seria ofertado, tendo a adesão como optativa.

A ideia de propor castração química é antiga, mas sempre esbarrou em dificuldades e polêmica. Existe o questionamento da eficácia, já que os crimes sexuais nem sempre são de natureza apenas sexual. Os votos contrários à proposta foram dos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Paulo Paim (PT-RS) e Humberto Costa (PT-PE).

Leia Mais
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Fofochicanco.com