Recentemente, a cantora e compositora Cláudia Leitte revelou em coletiva de imprensa que tem o diagnóstico de um transtorno psicológico, o TDAH, e como convive com ele.
Mas o que é TDAH? A sigla faz referência ao nome Transtorno do Défcit de Atenção com Hiperatividade. Se trata de um transtorno neurológico e de causas genéticas.
Infelizmente, para muitas pessoas, o diagnóstico não é levado a sério ou se quer em consideração tentar descobrir por acreditarem que o transtorno não existe e é definido apenas como uma falta de atenção ou de inteligência em crianças e até mesmo adulto.
Segundo a Associação Brasileira do Défcit de Atenção, ocorre em 3 a 5% das crianças. A maior parte dos casos, chega a fase adulta do indivíduo, mesmo que alguns sintomas sejam mais leves.
Dentre os sintomas são listados: desatenção e hiperatividade e impulsividade. Este é um dos fatores que fazem com que a maioria das pessoas trate do transtorno apenas como se, no caso da criança, “é ligada no 220”.
Os estudos indicam que as causas do TDAH está ligada a alterações na região frontal do cérebro e suas conexões. Sendo responsável pela capacidade comportamental do indivíduo.
O fator de hereditariedade é explicado por uma pré disposição e não pelos genes em si. Isso porque, em um estudo mostra a prevalência da doença na família de pessoas portadoras era maior 2 a 10 vezes mais do que na população geral.